sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Rachaduras nos pés

Esse é um problema comum a todas as mulheres do mundo. Mas é possível melhorar o desconforto quando aparecem rachaduras nos pés. Os pés ressecados que muitas mulheres se queixam são o resultado de mais um verão que ficou pra trás.

“O mais frequente na maioria das pessoas é o ressecamento provocado pelo atrito no andar com o pé descalço, andar com o pé na areia e o uso de sandálias abertas”, explica a dermatologista Márcia Donadussi.
A bacharel em direito Mariana Villa Real passou um ano no Tocantins, onde o clima seco agravou o problema. “Meu calcanhar ficou extremamente ressecado. A pele ficou mais dura, mais espessa, até tinha aquela sensação de lixa, de tão áspero que estava. Algumas vezes aconteceu de o meu pé realmente descamar”, conta.
Outros fatores estão relacionados às rachaduras. “Frequentemente, está relacionado com fatores genéticos e, eventualmente, com alguma doença de pele, como psoríase. Problemas vascular também podem provocar ressecamentos nos pés”, esclarece a dermatologista.
Nos casos mais complicados o tratamento deve ter a orientação de um dermatologista. “As fissuras podem sangrar, podem ser bastante dolorosas e também podem ser a porta de entrada de infecções bacterianas, uma vez que o pé está em contato com todo o meio ambiente”, justifica.
Em casos mais simples, basta reforçar a hidratação em casa. “Os cremes mais indicados para as rachaduras nos pés acabam sendo aqueles cremes mais espesso, bem oleosinhos, mais umectantes. Em geral, opta-se por cremes que tem vaselina, lanolina. Em casos mais graves, são usados cremes com ureia e outras substâncias que ajudam a remover a camada de células mortas da pele”, orienta Márcia Donadussi.
Há uma dica simples, mas que sempre funciona. Após o creme, colocar um filme plástico nos pés na hora de dormir ou usar uma meia de algodão. Isso vai potencializar a ação do hidratante e a pessoa, certamente, acordará com os pés muito mais macios.
E há um alerta para quem tem o hábito de lixar os pés. “Se remover demais a camada de células mortas, o organismo reagirá e formará ainda uma camada mais espessa. Então, o ideal é lixar um pouquinho e hidratar muito bem o pé”, conclui a dermatologista.

Receitas caseiras para hidratar os pés e calcanhares rachados

Receitas caseiras para hidratar os pés e calcanhares rachados
Ao usar calçados abertos, os pés ficam à exposição direta do sol, dos ventos e de outros fatores naturais que deixam os pés ressecados e podem provocar até rachaduras.
Pés rachados não são nada agradáveis, principalmente naquele momento mais íntimo, onde é super gostoso dar e receber carícias com os pés.
O Estética Brasil separou duas receitas para você se livrar desse probleminha.

1) Banho de leite e creme de própolis

Ingredientes:
  • 1/2 litro de leite;
  • 1 litro de água mineral, ou filtrada;
  • 100 g de vaselina sólida;
  • 1 colher de chá de mel;
  • 1 colher de café de extrato de própolis;
Preparo:
Bata a vaselina até ela ficar com uma coloração esbranquiçada. Adicione o mel e o extrato de própolis e misture bem. Pronto, o creme de própolis está pronto. Guarde em uma vasilha com tampa.
Ferva a água e adicione o leite após a retirada do fogo. Coloque em uma bacia que comporte os seus pés.
Aplicação:
Deixe os pés na água por aproximadamente 10 minutos. Retire-os da bacia e seque bem. Logo após aplique o creme de própolis.
Repita o procedimento diariamente, até que se obtenha resultado. Depois, para manter, faça pelo menos uma vez por semana.

2) Hidratação com Melhoral

Ingredientes:
  • 10 comprimidos de Melhoral adulto;
  • 1 vidro de glicerina líquida;
  • 10 colheres de sopa de creme hidratante (para os pés);
  • 1 vidro de água oxigenada (usada para tingir cabelos);
Preparo:
Coloque tudo dentro do liquidificador e bata bem, até chegar a uma consistência agradável;
Procedimento:
Aplique nos calcanhares e no restante dos pés, de preferência a noite, antes de dormir. Repita o procedimento até obter resultado.

Tá ai mais uma dica muito legal. Então vamos cuidar melhor dos nosso pés.

Bjos...

Vivi arts

Nenhum comentário:

Postar um comentário