quinta-feira, 23 de maio de 2013

Como montar uma esmalteria.

Oi Meninas, para qum gostou do Post Anteior, ai vai mais detalhes sobre o Assunto:
As esmaltarias são lojas especializadas em produtos para as unhas das mãos e dos pés. A ideia de se montar uma esmalteria e fidelizar o público pode ser um bom negócio. As diversas cores de esmaltes e as constantes novidades no setor, favorecem o mercado. Os salões de esmalteria são ambientes que também podem oferecer serviços de beleza, massagem, maquiagem e depilação como complemento do tratamento de beleza.

Como montar uma esmalteria

loja de esmalteria

As esmalterias devem possuir um ambiente aconchegante e tranquilizador, com equipamentos e utensílios específicos referentes ao tipo de serviço que se é prestado, seguindo as normas da vigilância sanitária. Por atender a um público exigente e diversificado, a quantidade de produtos e a sua variedade exige um bom número de esmaltes em estoque.
Inicie um planejamento de negócio para identificar o público alvo e as suas reais necessidades.

Mercado de beleza no Brasil

O mercado de beleza no Brasil cresce em média 10% ao ano, os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). Este levantamento revela que o Brasil é o terceiro maior mercado consumidor de cosméticos mundial. O que é muito bom para o empreendedor iniciante neste tipo negócio, interessado em como montar uma loja de cosméticos e esmalteria.
As brasileiras gastam em produtos de beleza o equivalente a R$80,00 mensais de seus salários, e as constantes novidades aquecem ainda mais o mercado. As novidades e as tendências dos esmaltes acompanham cada estação e o movimento costuma ser maior durante o verão.

Público alvo de uma esmalteria

Uma loja de esmaltes pode se especializar em um tipo de público específico.
  • Adolescente: O público adolescente é um grande consumidor desses produtos. As meninas de até 12 anos de idade adoram colorir as unhas com as infinitas opções de cores disponíveis, brilho, gliter e adesivos. Este é um tipo de público fiel que preza pelas novidades, pois mudam de ideia muito rápido, e gostam de experimentar de tudo.
  • Jovem: Outro tipo de público a ser explorado é o das mulheres jovens.  Estas estão abertas a experimentar as novidades em marcas  de esmalte que podem ser importados ou não, são menos tradicionalistas e gostam de brincar com as cores. Para estas mulheres, os serviços de maquiagem, massagem e depilação, são uma boa opção.
  • Maduro e terceira idade: Já para atender um público mais maduro, os tons das cores e as marcas precisam ser bem selecionadas, pois estas são mais tradicionalistas. Não gostam de variar muito as tonalidades dos esmaltes e são fiéis às marcas tradicionais no mercado, a maioria prefere não experimentar as novidades.
O público em geral é feminino, mas sempre há homens em busca de um presente, ou uma lembrança para a esposa ou namorada. Por isso, selecionar pacotes prontos com esmalte e sombra e batom combinando, sempre dá certo.
Outra dica são os pacotes mensais de tratamento que podem ser oferecidos pelo salão, alguns salões cobram em média, de R$80,00 a R$100,00 mensais.

Localização e estrutura de uma esmalteria


É importante localizar a sua loja de esmaltes em shoppings e grandes centros, onde haja um bom número de pessoas circulando todos os dias. Como esses salões também podem funcionar como loja de esmaltes, é importante determinar uma área para a vitrine e balcão da loja.
A estrutura deverá ser divida em:
  • Loja,
  • salão de manicure e pedicure,
  • área para depilação,
  • maquiagem,
  • banheiro e lavabo,
  • copa e,
  • escritório.





Equipamentos, utensílios e móveis de uma esmalteria

como montar uma esmalteria

Uma loja de esmaltes precisa de tais equipamentos e utensílios:
  • Alicates em inox;
  • Palito em inox;
  • Espátula;
  • Cortador de unha em inox;
  • Secadoras de unha;
  • Esterilizadores;
  • Cureta;
  • Toalhas;
  • Kits de unha com luvas hipoalergênicas, palito e lixas descartáveis;
  • Cama para massagem e depilação;
  • Pinças;
  • Tesouras;
  • Cadeiras com regulagem de altura para maquiagem;
  • Mesas, bancos e sofá para clientes em tratamento e espera;
  • Telefone;
  • Computador com software para controle estoque, arquivo de clientes, agendamento de horários e controle do fluxo de caixa;
  • Balcão para vender produtos.
  • Espelhos e;
  • Vitrines.




Marketing e propaganda


O Marketing definirá a decoração da loja de acordo com o público alvo definido pelo planejamento de negócio. A propaganda deverá ser feita, em sua maioria,  através do boca a boca entre os clientes, por isso um bom atendimento é essencial. Construa um layout de loja atual, moderno e convidativo.
Crie uma página na internet, em sites de relacionamento e, realize promoções.

Concorrência

Para se destacar no negócio de esmalteria, procure criar uma referência no atendimento, na qualidade do serviço, e na diversidade de produtos.
Inove oferecendo cursos e workshop para apresentar seus novos produtos à clientes e profissionais.

Funcionários

Os funcionários de uma esmalteria precisam ser capacitados. Existem cursos profissionalizantes realizados pelo SENAI e SENAC, que especializam pessoas em técnicas de massagem, manicure/ pedicure e, depilação.
O número de funcionários irá depender do tamanho do projeto, mas recomendamos pelo menos 3 esteticistas, um atendente no balcão, uma depiladora, uma massagista e um administrador que pode ser o próprio dono.
Os cursos essenciais que as esteticistas devem ter são os de manicure e pedicure básico, aplicação de unhas postiças de gel ou porcelana e manicure artística.

Investimento

Quanto custa montar uma esmalteria?
  • Valor total do empreendimento: De R$25.000,00 a R$30.000,00
  • Retorno: O retorno estipulado deverá ser de 12 a 24 meses.
  • Faturamento mensal: De r$5.000,00 a R$10.000,00

Abertura da empresa

Para abrir uma empresa como uma esmalteria, contrate um contador que se responsabilizará por registrar a sua empresa no município, estado e órgãos federais. Há impostos e encargos públicos específicos que devem ser pagos referentes a este tipo de negócio.
Procure se informar sobre a regulamentação dos salões de beleza e manicure de acordo com o órgão da Vigilância Sanitária e o Procon da sua cidade. A exigência dos cuidados com a higiene nesses estabelecimentos é extremamente rigorosa.

Se vc se inspirou com essa novidade nós da Vivi Arts Marabá, desejamos sucesso em seu novo negócio.


Beijinhos...

3 comentários:

  1. Adorei as dicas!!! Quero abrir um negócio e estou me apaixonando pela esmalteria!

    ResponderExcluir
  2. vc teria contatos de onde compramos esses moveis tao bonitos para esmalteria?

    ResponderExcluir
  3. Amei as dicas, estou tentando concluir meu plano de negocio, porém tenho dificuldades em encontrar fornecedores, principalmente de produtos importados...!!!

    ResponderExcluir