quarta-feira, 25 de julho de 2012

Curiosidade sobra as unhas.

As unhas:





A Americana Lee Redmond é a Recordista do Guinness Book no que diz respeito ás maiores unhas do mundo. Lee Redmond diz não cortar as unhas desde 1979


As unhas:
Natureza química:
A unha é composta por:
Nitrogênio
Cistina (a proteína responsável pela dureza das unhas)
Enxofre
Traços de metais
Lipídio (gordura): O colesterol é o principal lipídio, possuindo também efeito plastificante.
O contato com produtos que contenham solventes (detergentes, sabonetes, etc.) ocasiona a perda de lipídio, resultando em unhas secas e quebradiças.
Água: em concentração entre 7 a 12%, é o principal plastificante. Sua baixa concentração auxilia também nas durezas das unhas. No extrato córneo da pele, a concentração de água é de 15% a 25%.

As unhas crescem aproximadamente de 3 a 5 mm por mês. O crescimento delas se dá com mais rapidez no verão de que no inverno. As unhas das mãos desenvolvem-se mais rapidamente que as dos pés.
  • A margem livre é a parte da unha que se estende além do dedo. Não há terminações nervosas nessa região, logo não sentimos dor ao cortá-la.
  • A matriz ungueal ou raiz da unha - é a porção proximal da unha que cresce. Está embaixo da pele.
  • eponíquio ou cutícula que é uma dobra de pele na porção proximal da unha.
  • paroníquia que é a dobra de pele nos lados da unha.
  • hiponíquio que é um fixação entre a pele do dedo e a porção distal da unha.
  • lâmina ungueal que é a parte que nós pensamos quando dizemos unha, a porção rígida e translúcida, composta de queratina.
  • leito ungueal que é o tecido conjuntivo aderente que está fortemente aderido à lâmina ungueal. Possui uma grande quantidade de terminações nervosas.
  • lúnula que é a parte branca convexa do leito da unha.
  • Prega ungueal uma prega da pele dura sobreposta como de base de uma unha.



1- Lâmina ungueal: o que se convenciona chamar de unha; porção rígida e 




translúcida, composta de queratina.



2- Paroníquia: a dobra de pele nos lados da unha.


3- Lúnula: a parte branca convexa do leito da unha.

4- Eponíquio: a região entre a finalização da pele do dedo na face superior da unha e a 

porção proximal da unha.



A unha dividida em 3 partes:
Corpo- Lâmina ungueal é parte visivel que se estende desde a raiz até ao bordo livre.
Raiz- inserida na pele, sempre com tecido fixado em crescimento que é chamado de MATRIZ.
Bordo livre- Secção final da placa até a ponta doa dedos.
A unha constituida 3 camadas:

Camada superficial- formada pela desvitalização das células ( células perdem seu nucleo e acumulam queratina) que promovem da matriz.
Camada intermédia- é mais grossa e tem a mesma origem que a superficial, mas com mais células vivas muito unidas entre si e com menor densidade fibra queratinizadas.
Camada profunda- são apenas 2 camadas de células que provém do leito epidérmico.


Características das unhas:

FRACAS:
Unhas fortes ou fracas dependem de diversos fatores internos e externos. Finalmente, as unhas fracas podem ser decorrentes de onicopatias diversas, em que a identificação e o diagnóstico passam desapercebidos ao leigo. Recomendamos, em casos de suspeita, procurar um dermatologista ou clínico-geral para um perfeito diagnóstico e solução.

MANCHADAS
As manchas esbranquiçadas que notamos em algumas unhas são devidas a queratinização incompleta da derme. Segundo alguns especialistas, as manchas (não confundir com a meia-lua) são bolhas de arque penetram nas unhas durante sua formação.


ROÍDAS
Causas:
A ansiedade em excesso é a principal causa que leva as pessoas a roerem as unhas, descubra como controlar esse sentimento e abandone de vez este hábito.
No caso de pessoas que roem as unhas, só é possível resolver a situação quando elas forem capazes de controlar sua ansiedade. Muitas vezes, estar ansioso é a ponta do iceberg, por trás podem estar outros sentimentos como: insegurança, angústia, desconforto, medo ou excesso de cobrança (às vezes, vários sentimentos associados).


Conseqüências;
Sempre úmidas, as mãos são um prato cheio para o aparecimento das micoses. Como se não bastasse esse festival de seres microscópios, algumas pessoas ainda engolem pedaços de unhas.Essas lascas se acumulam no fim do intestino grosso, contribuindo para o desenvolvimento de infecções e, até mesmo, da apendicite.


Como parar?
Indique ao seu cliente para que ele  procure ajuda psicológica ou terapêutica;
Faça exercícios; existem cosméticos apropriados para estes casos, mas o objetivo é tratar as causas deste desequilíbrio.
Faça as unhas, quando elas estão pintadas com esmalte, o cuidado para não descascar ou roer é maior. E não é só isso, cuidar de si, melhora a auto-estima

Nenhum comentário:

Postar um comentário